terça-feira, 14 de novembro de 2023

Raul Fitipaldi, repórter

 


Uma vida inteira marcada pelo jornalismo independente, fora das estradas tradicionais. Essa é a trajetória do jornalista Raul Fitipaldi, o 17º entrevistado do Projeto Repórteres SC. Nascido no Uruguai, foi na capital, Montevidéu, que ele começou sua história no jornalismo, fazendo um programa de música brasileira no rádio.  

Depois de atuar em outros veículos de comunicação comunitária ainda em Montevidéu, o amor o levou para Buenos Aires, na Argentina, onde seguiu atuando no jornalismo popular. Foi o amor também que o trouxe para Florianópolis no período em que a capital catarinense experimentava o governo popular de Sérgio Grando, no início dos anos 1990, época de grandes transformações sociais, as quais acompanhou de perto, atuando por dentro do mandato do Grando e também nas comunidades.

A trajetória de Raul é ligada à fundação, em 25 de agosto de 2007, da Cooperativa Comunicacional Sul, que mantém o Portal Desacato, espaço de jornalismo independente que se consolidou em Florianópolis com programação diária na página e nas redes sociais, mantendo um perfil internacionalista, sempre conectado com a luta dos trabalhadores. 

Na entrevista, Raul fala sobre sua jornada no jornalismo das margens e também sobre os desafios de manter o Portal Desacato, em especial ao longo da pandemia de Covid-19, quando foi necessário ajustar a grade de programação. Ele também aborda a importância da comunicação pública e avalia o atual cenário de mídia, no qual os grandes grupos ficam com as verbas públicas, mas não têm compromisso com o jornalismo a serviço dos trabalhadores. 

Confira a entrevista com Raul, gravada por Felipe Maciel-Martínez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Repórteres SC entrevista Dagoberto Bordin

O jornalista Dagoberto Bordin é o 19º entrevistado do Projeto Repórteres SC. Nascido em Caxias do Sul, ele fez o ensino médio em São Paulo, ...