quarta-feira, 3 de abril de 2024

Nelson Rolim, repórter


O jornalista e editor Nelson Rolim de Moura é o 18º entrevistado do Projeto Repórteres SC. Nascido em Bagé, ele iniciou os estudos em Porto Alegre, para onde se mudou em 1968. Nelson estudou Engenharia na UFRGS e foi presidente do Centro de Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Com a repressão na ditadura militar, foi para Buenos Aires, onde abriu caminhos graças aos livros. Nos anos de chumbo, foi preso três vezes, uma delas no Uruguai, situação que mobilizou familiares e amigos e é detalhada na entrevista.

Em Florianópolis, para onde se mudou em 1976, trabalhou em “O Estado”, pelo qual cobriu a Novembrada, em 1979, na rádio Guarujá, na TV Cultura e em assessorias de governo de 1978 a 1994, ano em que fundou a Livraria Insular. Era uma ideia antiga, desde os tempos de estudante, e na entrevista Rolim conta como ela começou a se concretizar e detalha projetos como a publicação da obra “História da Nação Latino-Americana”, de autoria de Jorge Abelardo Ramos. A Insular também é reconhecida por suas publicações na área de comunicação e jornalismo. 

Atualmente, entre outros projetos, o entrevistado dedica-se à Coleção Ponto Final, que tem 38 volumes com fatos e perfis histórico-políticos de jornalistas perseguidos, sequestrados, torturados e executados durante a ditadura militar. Já foram publicados três volumes: “Alberto Aleixo: O jornal do PCB”; “Alexandre Von Baumgarten: nas entranhas do monstro”, e “Antonio Benetazzo: Arte na Revolução”. 

Na entrevista, Rolim também relembra a experiência do jornal alternativo “Afinal”, da qual participou e que marcou época em Florianópolis com jornalistas como Jurandir Pires de Camargo, Sérgio Rubim, Eloy Gallotti e Ney Vidal. As memórias de Rolim estão contadas no livro “Não esquecemos a ditadura – Memórias da violência”, lançado em 2015.

Confira a entrevista, gravada por Felipe Maciel-Martínez com fotos de Rosane Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Repórteres SC entrevista Dagoberto Bordin

O jornalista Dagoberto Bordin é o 19º entrevistado do Projeto Repórteres SC. Nascido em Caxias do Sul, ele fez o ensino médio em São Paulo, ...