quarta-feira, 17 de julho de 2024

Néri Pedroso, repórter



A jornalista Néri Pedroso é a 21º entrevistada do Projeto Repórteres SC. Nascida em Cachoeira do Sul (RS), ela viveu parte da infância e da juventude em Santa Maria, para onde a família se mudou quando ela tinha 11 anos. Em Santa Maria, cursou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e passou a trabalhar nos jornais locais Tchê e A Razão. Ali foi se consolidando o interesse pelo jornalismo cultural, que também marcou sua passagem pelo jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, onde Néri viveu dois anos e atuava no caderno Sete Dias.

A mudança para Santa Catarina foi em 1988, e de lá para cá a jornalista atuou em diferentes veículos nas cidades de Florianópolis e Joinville. Ela se define como alguém sempre em movimento. Tem na biografia a atuação no Anexo, caderno que circulava no jornal A Notícia e marcou época em Santa Catarina, e o caderno Plural e a coluna Mosaico, do jornal Notícias do Dia. 

Sua produção transita entre a escrita de matérias, entrevistas, críticas e perfis biográficos do campo da cultura, registros e fontes para pesquisas com interesse nos estudos da história e memória sobretudo das artes visuais e da dança contemporânea do Estado. 

A experiência no jornalismo diário deslocou-se nos últimos anos para o campo editorial, que envolve livros autorais, artigos de crítica e coordenação de publicações. Néri também tem atuação institucional como integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e como sócia-fundadora do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke), em Joinville, onde exerce a vice-presidência e integra o conselho curatorial. É responsável pela produção de conteúdo e comunicação do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), escreve para sites e produz, na condição de free-lancer, para revistas e jornais. Ela também tem atuado em julgamento de editais e dá cursos e palestras.

Na entrevista, Néri relembra as coberturas que marcaram sua trajetória e analisa o jornalismo cultural na atualidade em Santa Catarina. A conversa foi gravada por Felipe Maciel-Martínez com fotos de Rosane Lima.

A nossa equipe mais uma vez agradece a equipe da Fundação Cultural Badesc pela cessão do espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Roseméri Laurindo, repórter

  A jornalista Roseméri Laurindo é a 22º entrevistada do Projeto Repórteres SC. Nascida em Blumenau, filha de operários do setor têxtil e de...