O jornalista Raul Sartori é o 25° entrevistado do Projeto Repórteres SC. Nascido em Nova Trento, interior de Santa Catarina, passou infância e adolescência trabalhando na roça. Foi um dos irmãos, que trazia livros do seminário para ler nas férias, que o iniciou na paixão da leitura. Tornou-se um leitor compulsivo e logo quis fazer uma faculdade. A escolha foi por Florianópolis e o curso de Ciências Sociais da UFSC. Estava no segundo ano quando decidiu fazer uma prova para jornalista do jornal O Estado (naqueles dias em 1973 ainda não havia o curso de jornalismo na UFSC). Passou na prova e começou sua carreira no mais antigo.
Raul também foi correspondente dos principais jornais do país como Folha de São Paulo, Estadão e Jornal do Brasil, além da Revista Veja. Também fez (e ainda faz) história como político colunista. Atualmente dirige e produz um jornal impresso na cidade de Nova Trento, seu berço natal. Descobriu ali, no corpo-a-corpo com a comunidade que o jornal local ainda é um veículo extremamente importante para as pessoas. Tanto que quando quis passar o jornal para o formato na internet, foi imediatamente cobrado pela população, fazendo com que voltasse ao papel. Uma experiência extraordinária nestes tempos em que tudo se passa na telinha.
A conversa será exibida em breve, com mais detalhes da trajetória do jornalista, gravada por Felipe Maciel-Martínez com fotos de Rosane Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário